Você está em: Página Inicial > Blog > Post
Intervalo Intrajornada e Interjornada
Por Giovani Souza
Analista de Suporte
Publicado em 25/04/2020 - 12:17

Atualmente no Brasil existem diversas leis trabalhistas as quais estão regulamentadas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), dentre elas está o intervalo de interjornada e intrajornada. Portanto, é fundamental o conhecimento delas para proporcionar uma rotina de qualidade para o trabalhador e garantir que a empresa opere legalmente.

Diferenças entre intervalo Intrajornada e Interjornada

Intervalo Intrajornada

Previsto no artigo 71 da CLT, o intervalo intrajornada é aquele concedido durante a jornada de trabalho, a folga do almoço ou do jantar, assim como aqueles minutinhos que um colaborador tira para o seu cafezinho. De acordo com a lei, essa pausa deve ter pelo menos, 15 minutos quando o período trabalhado é de 4 horas a 6 horas.

Essas pausas não são incluídas na duração do trabalho, ou seja, se a jornada é de 8 horas, o empregado deverá efetivamente trabalhar essas 8 horas e, além desse período, ter uma hora para fazer as suas refeições ou para poder descansar.

Intervalo Interjornada

O intervalo interjornada, refere-se ao período em que o colaborador tem de repousar entre duas jornadas de trabalho seguidas.

A partir disso, com o intuito de não só assegurar saúde física e mental como também certo grau de convivência familiar e social ao empregado fora do tempo voltado à atividade profissional, o artigo 66 da CLT dispõe que entre duas jornadas de trabalho haverá um período mínimo de 11 horas consecutivas para descanso.

Com a reforma trabalhista, esse intervalo também poderá ser negociado por meio de convenção ou acordo coletivo de trabalho, desde que seja mantido um prazo mínimo de 30 minutos para que os trabalhadores possam repousar ou fazer as suas refeições, o que garante qualidade de vida, inclusive no ambiente de trabalho.

Quando o empregador solicita que o funcionário trabalhe durante seu período de intervalo interjornada, deve-se pagar as horas em que exerceu a sua função. Além disso, é preciso adicionar como hora extra o valor de 50% a mais sobre o tempo em atividade.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como o BIOFINGER, pode organizar seus intervalos de trabalho.

Fale Conosco
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211

Siga-nos nas Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Vendas