Você está em: Página Inicial > Blog > Post
Chegou atrasado, e agora?
Por André Melim de Sá
Analista Sup. Externo
Publicado em 05/11/2020 - 16:54

O Biofinger é solução para o controle de jornadas de trabalho, o que também inclui horas extras e banco de horas.

Uma questão que sempre levanta muitas dúvidas, não só para os colaboradores, como também para os gestores de empresa: a tolerância de horário. Depois de quanto tempo os atrasos e horas extras passam a ser considerados?      

A legislação decreta, através do 1º parágrafo art. 58 da CLT, Lei nº 10.243, uma tolerância para horas que “não serão computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários”.

É importante ressaltar que a tolerância só acontece se o limite de tempo não for extrapolado. Quando excedido o tempo de tolerância, passam a ser contados os minutos totais. De maneira geral, essa norma é utilizada a toda a classe trabalhadora, salvo acordos coletivos e raras determinações de sindicatos.


Veja um exemplo de diferentes situações com a mesma jornada de trabalho e compreenda melhor:

Jornada de trabalho diária: das 08h às 17h, com uma hora de intervalo.

1º Dia: 07h54 e 16h56 dentro do período de tolerância, não contabiliza.

2º Dia: 08h02 e 16h49 desconto de 13 minutos, contabilizados o atraso na entrada e a saída antecipada que ultrapassaram os 10 minutos diários permitidos.

3º Dia: 08h07 e 17h02 desconto de 7 minutos, o limite de 5 minutos de atraso inicial foi extrapolado.

4º Dia: 08h02 e 17h03 dentro do período de tolerância, não serão contabilizados nem o minuto de atraso, nem os minutos extras.

 

A empresa tem o direito de cobrar a disciplina de seus colaboradores quanto suas jornadas. Com o Biofinger, é possível controlar em tempo real quais colaboradores registraram o ponto e quais estão com falta conforme a jornada.

Evite complicações, otimize sua gestão de pessoas com o Biofinger de forma segura e rápida!

Fale Conosco
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211

Siga-nos nas Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Vendas