Você está em: Página Inicial > Blog > Post
Respeito no ambiente de trabalho, como praticar
Por Vanessa L. Batista
Supervisora de Marketing
Publicado em 28/12/2020 - 08:00

Respeito é o que leva alguém a tratar as outras pessoas com atenção, consideração, ouvir, considerar sentimentos, acolher a história e a opinião do outro sem julgamentos, não humilhar, é não expressar qualquer opinião a respeito da decisão do outro.

Dentro de uma organização, existem colaboradores com várias personalidades, culturas, tradições, forma de pensar ou agir.

Imagine como é manter o relacionamento da equipe em dia com todas essas diversidades, sem perder o respeito e mantendo tudo em ordem no decorrer do dia-a-dia.

Não é uma tarefa fácil,  nem sempre as pessoas conseguem conviver aceitando todos esses pontos, por isso vamos falar um pouco sobre a importância de respeitar o próximo no ambiente de trabalho.

O respeito é algo que devemos levar para todas as ocasiões da vida, dentro ou fora da empresa.

 

Respeito no ambiente de trabalho, o que é importante ressaltar?

Desde de criança somos acostumados a conviver em grupos. Isso é algo saudável para a criação de novos relacionamentos. Existem vários grupos: escola, academia, amigos, família, faculdade. Quando falamos de grupo de trabalho, pode ser um pouco mais delicado. É normal encontrarmos pessoas que se queixam de um fato que aconteceu no ambiente de trabalho e por algum motivo, acabou faltando com o respeito ao próximo. Apesar de ser considerado como algo comum dentro das empresas, é também algo negativo para as partes envolvidas. 

Diante disso, vamos falar um pouco sobre alguns pontos que podem ser ajustados com os colaboradores, estimulando um ambiente completamente saudável e sem intrigas, afinal, na maioria das vezes passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com a própria família. 

 

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é algo fundamental em qualquer empresa que desejam alcançar objetivos e metas. Esse requisito se torna importante tanto para a empresa como para o colaborador. Nesse sentido, a peça chave para iniciar esse processo começa pelo respeito, andando em harmonia com a forma de agir e pensar.

Podemos usar o exemplo do formigueiro: dependendo da espécie, as formigas têm funções variadas, apesar dos objetivos delas serem mais simples, ao observar um formigueiro é possível perceber que elas se subdividem em grupos, cada uma com sua tarefa específica, mas sempre trabalhando em conjunto, nunca sozinhas.

A moral da história é: só conseguimos alcançar determinados objetivos, com esforços de todos. 

 

Produtividade

Um ambiente de trabalho com respeito, aumenta a produtividade dos colaboradores. Quando os profissionais se sentem bem, passam a desempenhar suas tarefas com mais dedicação e empenho.

 

Inovação e criatividade

Como sugestão, a empresa precisa deixar livre para que sua equipe expresse suas ideias, opiniões e sugestões. Com essa oportunidade aberta, o colaborador se sente a vontade para contribuir com soluções inovadoras e criativas, podendo ser para empresa ou para os clientes.

 

Desenvolvimento da maturidade profissional

Maturidade profissional, não tende a ser a idade do colaborador mais velho, mas sim, o conhecimento, experiência e atitudes de identificar problemas e solucioná-los da melhor forma possível. Para atingir a maturidade profissional, é fundamental que consiga fazer uma autocrítica e análise do seu próprio comportamento. Somente dessa forma, é possível ter uma visão equilibrada das situações.

 

Principais itens da maturidade profissional:

Consciência e aceitação de si mesmo;

Saber escutar;

Consciência e aceitação dos outros;

Confiança e segurança;

Senso de humor e otimismo;

Capacidade de decisão;

Capacidade e disposição para o trabalho.

 

Motivação

Quando os colaboradores se sentem valorizados, eles entregam resultados positivos e consequentemente seu grau de motivação aumenta. Valorização não significa o valor do salário, mas sim a forma como ele se sente no ambiente de trabalho.  A motivação está ligada à vontade de se manter naquele emprego, isso influencia diretamente no seu comprometimento.

 

O que é o  desrespeito no ambiente de trabalho?

Existem vários motivos que podem levar uma pessoa a desrespeitar a outra no ambiente de trabalho, mas, nenhuma é justificável.

A mais comum dentre elas, é quando duas ou mais pessoas discordam sobre algo e entram em um jogo de culpar alguém pelo errado. O desrespeito começa a partir do momento que uma pessoa se acha no direito de ofender a outra para se sentir melhor ou alimentar o seu ego.

Demonstre com educação sobre o que você não concorda, lembrando que atitudes machucam e depois são difíceis de consertar. Respeite o próximo!

 

Veja alguns exemplos de desrespeito:

Interromper e se intrometer em conversas, atendimento ou telefonemas;

Não cumprir com suas tarefas;

Respostas grosseiras e com indiretas;

Agir de forma preconceituosa;

Não assumir seus erros e colocar a culpa no outro colega;

Não cumprir o que foi acordado (empresa, colegas e clientes);

Fazer piadas com questões pessoais e íntimas;

Falar da vida alheia na ausência da pessoa ou fora de empresa.

 

Pratique o respeito diariamente com essas dicas:

Seja educado com as pessoas;

Chame-as pelo nome, evite apelidos;

Lembre-se de dizer “por favor”, “obrigado”, “com licença”;

Respeite as normativas da empresa;

Seja cordial com todos, independentemente do cargo;

Ofereça ajuda aos colegas;

Cumpra com suas obrigações da melhor maneira possível;

Não julgue e não faça fofocas sobre as pessoas à sua volta;

Admita seus erros e corrija-os;

Seja aberto a falar e a ouvir as pessoas.

Agora que você aprendeu algumas dicas, pratique e faça de tudo para manter o ambiente de trabalho agradável e harmonioso. Tenha o hábito diário de respeitar o próximo.





 

Outros Posts
Fale Conosco
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211

Siga-nos nas Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Vendas