Você está em: Página Inicial > Blog > Post
Absenteísmo no trabalho, o que você precisa saber?
Por Vanessa L. Batista
Supervisora de Marketing
Publicado em 11/01/2021 - 08:25

Para que uma empresa obtenha destaque no mercado vários fatores influenciam, dentre eles estão a eficiência e desempenho de sua equipe. Sendo assim, se os colaboradores não exercem suas funções com comprometimento e entusiasmo, podem impactar diretamente nos resultados da organização e no recurso mais importante: as pessoas. Consequentemente começa a evidenciar o absenteísmo no trabalho.

O absenteísmo no trabalho, é a ausência de um colaborador ou mais no período de trabalho. Pode ser por algumas horas, atrasos recorrentes, saídas adiantadas ou até mesmo quando faltam vários dias. Se não ajustado o quanto antes, pode prejudicar financeiramente a empresa.

Para que haja uma elevação contínua de resultados, é imprescindível que os líderes ou gestores estejam atentos a possíveis causas do absenteísmo no trabalho, adotando estratégias adequadas para evitá-las.

 

Quais os impactos do absenteísmo no trabalho?

As pessoas são um dos recursos mais importantes dentro da organização; Você consegue imaginar sua empresa sem os colaboradores? Se a resposta for não, sua empresa está no caminho certo.

Os colaboradores são responsáveis pelo aprimoramento de processos internos e com os clientes. Portanto, a presença de pessoas que executam as demandas, tornam a rotina eficaz, mantendo em dia o controle e organização.

Se os trabalhadores começam a faltar ou se ausentar antes do horário combinado, o ciclo das atividades começa a prejudicar e comprometer o alcance dos objetivos. Além disso, a empresa continua arcando com os custos do trabalhador, sendo as remunerações e obrigações tributárias, sem receber a contrapartida do colaborador.

 

Como calcular o absenteísmo no trabalho?

A forma mais eficaz para calcular e esclarecer o nível de absenteísmo no trabalho, é utilizando o controle de jornada Biofinger. Totalmente dentro da lei e amparado pelas portarias 373 e 1.510 do MTE, a utilização da ferramenta permite de forma rápida e segura calcular os horários de entrada e saída dos colaboradores, atrasos e faltas injustificadas.

 

Com relatório em mãos gerado pelo Biofinger, é hora de calcular, exemplo:

A empresa tem 20 colaboradores com jornadas de 06 horas cada um. Cada colaborador trabalhará 06 horas por dia e 20 dias no mês. Então: 20 (colaboradores) x 6 (horas de trabalho por dia) x 20 (dias no mês) = 2.400 horas/mês.

O absenteísmo no trabalho é algo negativo para as empresas, além de prejudicar o desempenho do colaborador impacta drasticamente na produtividade e no próprio clima organizacional. As pessoas se sentem desmotivadas com a falta dos colegas e acabam sofrendo sobrecargas desnecessárias.

 

Combater o absenteísmo no trabalho

O ideal é que seja feita uma análise, para tratar da melhor maneira possível as causas. Imprevistos sempre acontecem, só não podem tornar deles uma rotina!

Sem censuras ou receios, permita que seus colaboradores possam falar abertamente sobre o que incomoda no ambiente de trabalho. Deixe-os à vontade para expressar seus anseios e opiniões. Só dessa forma, eles poderão contribuir para evolução das atividades na empresa.

Coloque-se no lugar da sua equipe, isso permitirá conhecer a realidade vivenciada por cada um. Em um ambiente transparente e acolhedor, dificilmente os colaboradores estarão insatisfeitos, muito pelo contrário, a produtividade é elevada conforme o nível de satisfação e bem estar oferecido.

Fale Conosco
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211

Siga-nos nas Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Vendas