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Negociação competitiva
Por Rodrigo Praxedes
Analista Comercial
Publicado em 24/01/2021 - 17:52

Negociação competitiva, tem como principal objetivo o acordo do maior ganho. Esse processo é algo que precisa ser bem estudado para não perder o foco da negociação, não se deve agir por impulso e colocar tudo a perder por descuido de uma das partes envolvidas. 

Para iniciar o processo de negociação, você precisa ter habilidades para lidar com diversas situações. A comunicação é a principal ferramenta. Organize suas estratégias, afinal de nada adianta ter uma boa comunicação se o seu planejamento for falho.

 

Você já participou de uma negociação?

Ao começar um negócio, a principal postura que um do negociador competitivo é sempre ser firme ao defender o seu interesse e abrir o mínimo possível de concessão para a outra parte.

A negociação pode ser dividida em 6 partes:

1. Preparação

2. Abertura

3. Teste

4. Convicção

5. Fechamento

6. Implementação

 

Preparação

Nesta etapa é definido os principais objetivos da negociação, buscando informações relevantes sobre a outra parte. Reserve um tempo para fazer uma boa preparação e estudar formas de rebater possíveis objeções, reúna o máximo de argumentos.

 

Abertura

Os negociadores têm o primeiro contato, expondo suas propostas. Tenha cautela, pois a primeira impressão é a que fica. Utilize um tom de voz agradável, não use gírias, tenha esse feeling para se adequar ao nível da outra parte.

 

Teste

No teste é o momento em que oferecemos as opções para a outra parte. Investiga-se se realmente o interesse é em chegar a um acordo.

 

Convicção

Exposto as  propostas e as concessões de cada negociador. Não se esqueça que neste momento, o objetivo é fazer com que a outra parte ceda mais que você. Então, tenha dados concretos e verdadeiros, evitando ao máximo qualquer tipo de conflito e desrespeito.

 

Fechamento

Enfim, a parte mais importante da negociação, o fechamento. Dependendo da negociação, assina-se um contrato com todos os itens acordados entre as partes.

 

Implementação

A partir de então, estabeleça um prazo para início da implantação. Seja ético, responsável e cumpra com tudo que foi acordado com seu novo cliente. Mantenha sempre a fidelidade e faça uma pesquisa de avaliação após um determinado período, para analisar se o seu negócio está dando certo ou se precisa de melhorias ou incrementações. Deixe claro ao cliente que ele pode sempre manter o contato com possíveis dúvidas ou sugestões.

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.” -  Philip Kotler.

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