Planejamento de vendas, como organizar?
Por Josemari Wollmann
Analista Comercial
Publicado em 12/02/2021 - 10:09

O sucesso de uma empresa está alinhado com o planejamento, é preciso estar atento aos detalhes. É fundamental saber por onde começar e mais importante ainda é saber o momento certo de executar as ações, pois não acontece do dia pra noite, muitas vezes levam até semanas ou meses.

Planejamento de vendas é uma forma de organizar as estratégias de um negócio, podendo ser produto ou serviço. O principal objetivo é ajudar as empresas a otimizarem o tempo dos processos para o fechamento da parceria.

Antes de começar a definir o planejamento de vendas, veja a seguir alguns itens que sua empresa precisa analisar:

•  Quantidade de negócios que ficaram acumulados dos meses anteriores, a quantidade de vendas e qual produto/serviço o cliente adquiriu com mais frequência ou até mesmo investiu mais;

•  Quanto concedeu de desconto e quanto de lucro perdeu nos mesmos;

•  Identifique seu público alvo;

•  Modifique rotinas das tarefas, potencialize o que traz mais resultado;

•  Fique atento às tendências do mercado;

•  Cronograma detalhado das ações;

•  Estipule  metas.

Defina metas: com base na quantidade de contatos prospectados e clientes já fidelizados, estabeleça metas reais e de quantos clientes ainda precisa buscar.

Estratégias: como você pretende atingir esses objetivos? Além do seu esforço na captação de leads, quais suas outras estratégias para chamar atenção?

•  Identifique e selecione os leads que tem melhor possibilidade de fechamento;

•  Utilize todas as ferramentas de comunicação possíveis, lembrando de que cada tipo de cliente é adepto a uma forma de comunicação.

Um planejamento de vendas precisa ter um cronograma das ações, levando em consideração prazos e entrega do produto/serviço com qualidade. Sua equipe precisa estar alinhada com os objetivos da empresa.

Aqui na Work Sistemas, trabalhamos com processos de entrega para cada fechamento. Cada ação, seja ela realizada pelo departamento comercial, administrativo ou do suporte tem um prazo de entrega. Contamos com uma plataforma que nos auxilia desde o primeiro contato com o cliente até o final da implantação com treinamento na empresa. 

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