7 dicas de como ser mais produtivo em sua rotina de trabalho
Por Rodrigo Praxedes
Analista Comercial
Publicado em 26/03/2021 - 09:48

Você chega no trabalho e não vê a hora de voltar para casa?

Depois chega em casa fica preocupado e ansioso com o que você vai fazer no dia seguinte na empresa onde trabalha? 

Tem dias que as horas passam voando e tem dias que parece que o fim do expediente nunca chega? 

Pois bem, você está com um grande problema de improdutividade, nesse artigo vamos ensinar 7 dicas de como render mais para alcançar suas metas e atingir a plenitude no seu dia-a-dia dentro da empresa.

Mapeie seu dia: o primeiro passo para solucionar qualquer problema é analisar onde você precisa corrigir, é necessário saber com o que você está investindo seu tempo. O segredo de ser produtivo não é trabalhar muito e sim trabalhar da forma correta. Essas informações podem mostrar muito em quais pontos você precisa melhorar. Veja a seguir alguns exemplos:

• Se você fica mais de três horas do dia navegando na internet vendo notícias, fofocas, assuntos aleatórios, acabamos de descobrir que você tem déficit de atenção.

• Se o seu tempo é gasto “apagando incêndio” querendo resolver problemas que não são de sua responsabilidade, você delega uma função e seu subordinado não cumpre da forma devida e ao invés de ensiná-lo a corrigir você mesmo faz isso, sua perda de energia é com grande interrupções.

•  Se você leva uma hora e meia para resolver algo que demoraria 30 minutos, isso significa que sua aptidão para essa função não é uma das melhores, então busque melhorar fazendo cursos e lendo artigos buscando mais informações sobre o assunto, se prepare para desempenhar melhor essa tarefa.

Pausa: seu coffee break de 5 minutos se transforma em 20 minutos? 

Neste momento de descanso, muitos de nós cometemos o erro de sentar, ficar conversando com o colega do outro setor sem ver a hora passar. Para que esse momento tenha eficácia, você precisa descansar sua mente e seus olhos, afaste-se do seu computador, celular e se possível vá para um ambiente bem diferente do seu cotidiano, se desligue por alguns minutos de suas atividades. Dessa forma vai fazer com que seu cérebro mantenha o foco, realizar essa pausa ajuda o impulsionamento para alavancar sua concentração.

Celular e redes sociais: deixe o celular em casa, na bolsa ou em uma gaveta. Checar somente nos intervalos entre uma tarefa e outra ou no fim do expediente, isso ajuda a diminuir o volume de acesso e a ter melhor rendimento no trabalho. 

Tenha uma agenda: ter uma agenda ou um planner nos dias de hoje é imprescindível em todas as áreas (profissional, pessoal etc...) primeiro organize ela da seguinte forma: prioridades, assuntos importantes, urgentes e as menos importantes que são aquelas situações que se você é gestor pode estar delegando, para que sua agenda não fique pesada e cansativa. A agenda é uma das ferramentas mais importante de quem é organizado, pois sempre tem aquela situação, reunião, ligação ou compromisso que acabamos esquecendo. É a agenda que você vai anotar tudo o que tem para fazer. Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não fazem isso e acabam deixando de realizar uma tarefa importante.

Foco: às vezes achamos que conseguimos enviar uma mensagem no WhatsApp ao mesmo tempo que estamos em uma ligação ou olhar um e-mail enquanto conversamos com um colega de trabalho, dirigir falando no celular, escutar um podcast e absorver informações enquanto limpamos a casa. É muito mais que comprovado em pesquisas que é impossível fazer duas coisas ao mesmo tempo com qualidade. O que acontece, é que o nosso cérebro alterna rapidamente essas informações e tarefas, dando a impressão de simultaneidade, isso acaba nos sobrecarregando e automaticamente nos cansando.

Prioridades: talvez você seja aquela pessoa que começa várias coisas e não termina, tem vários projetos em sua mente e não consegue alavancar nenhum. A dica que temos para você é: estabeleça prioridades.

Mas como eu posso fazer isso?

Crie metas, gere dentro de você propósitos. 

Propósito é você saber onde você quer chegar, é mais que um motivo pelo qual você vive como diz Martin Luther King ‘’Se você ainda não achou uma causa pela qual valha a pena morrer, você ainda não achou razão de viver’’ e não apenas investir tempo, mas sim tempo de qualidade.

Aprendizados: essa última dica sem dúvidas é uma das mais valiosas deste artigo, a coisa mais importante que um ser humano pode adquirir é o conhecimento, não há nada mais prazeroso do que aprender algo novo. Talvez a sua improdutividade tenha haver com o fato de que no momento, no local onde você se encontra não esteja mais motivado a aprender. 

Mude a rota, esteja em constante evolução no trabalho e na vida pessoal. Não adianta fazer o necessário e se acomodar em suas atribuições. Produtividade exige crescimento e maturidade.

Portanto, se esforce para colocar tudo isso em prática e tornar seu dia-a-dia mais agradável e produtivo, só depende de você!

Veja Também
Outros Posts
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211


Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Financeiro
WhatsApp Comercial
WhatsApp Suporte