Você está em: Página Inicial > Blog > Post
Horas Extras
Por Fabiano Pons
Gestor de Suporte
Publicado em 14/11/2019 - 08:26

Você sabia?

De acordo com a CLT decreto da Lei nº 5.452 art. 74 do § 2º, “para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso”. 

Embora a CLT (art. 74) não obrigue as empresas com menos de 20 funcionários o controle de jornadas de trabalho, torna-se de extrema importância o empregador se prevenir para não ser surpreendidos com possíveis ações trabalhistas, contendo alegações de horas extras sem poder comprovar os horários do seu funcionário

O que são horas extras?

As horas extras trazem diferentes índices de acréscimos para quem trabalha além da sua jornada de trabalho, que também refletem em outras remunerações como o adicional de insalubridade, trabalho noturno, periculosidade e cálculo do DSR (Descanso Semanal Remunerado).

O controle e monitoramento da jornada de trabalho é uma das atribuições mais importantes do setor de RH, sabemos que não devem existir falhas ou lançamentos incorretos das horas extras, pois um equívoco no repasse para a folha de pagamento pode trazer prejuízos ao funcionário ou a empresa, gerando uma fiscalização como multas e até processos trabalhistas. É preciso ter muita atenção com os limites máximos de horas extras permitidos e impostos na legislação trabalhista, preservando a saúde e bem-estar do empregado.

Cansado de somar horas extras manuais? A Work Sistemas tem a solução!

Com o Sistema Biofinger é possível acompanhar e controlar toda a jornada extraordinária dos colaboradores de forma prática e simples, trazendo muito mais transparência e segurança para o empregador. Podemos parametrizar diversos tipos de horas extras com seus devidos acréscimos, conforme CLT, acordos ou convenções coletivas. Isso facilita a gestão do ponto e torna muito mais rápido o fechamento no final do mês, pois o sistema faz todos os cálculos de forma automática e instantânea.

Vale lembrar que em nosso sistema, após realizar o fechamento do ponto, existe a possibilidade de exportar todos os eventos pertinentes para a folha de pagamento em poucos segundos, com a segurança de que não houve irregularidades nos saldos de horas extras e otimizando ainda mais o trabalho do departamento pessoal.

Que tal agendar uma demonstração hoje mesmo com a nossa equipe? Chega de somar horas extras manuais no final de cada mês!

 

Fale Conosco
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211

Siga-nos nas Redes Sociais
Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Vendas