Trabalho híbrido, como funciona esse novo modelo
Por Vanessa L. Batista
Supervisora de Marketing
Publicado em 26/03/2021 - 15:25

Trabalho híbrido é o modelo onde as empresas oferecem aos colaboradores autonomia, para escolherem como e onde realizar suas atividades, podendo ser em: home office, na sede da empresa ou até mesmo em coworking (escritórios flexíveis).

Completou mais de um ano que iniciou a pandemia no mundo inteiro, então a forma de realizar atividades na empresa mudou do dia para noite. Inúmeras empresas e pessoas tiveram que se adequar, os escritórios não podiam manter a quantidade total de colaboradores na sede, com isso houve uma certa dificuldade no começo, pegando todo mundo de surpresa. 

Não há dúvidas que o trabalho em casa contém muitas vantagens, por outro lado precisa enfrentar alguns desafios. Gradativamente as pessoas estão retornando a rotina normal de ir até o local físico da empresa, enquanto outras ainda optam por manter a rotina em home office. 

 

Principais vantagens

Redução de custos

Com a redução de funcionários na empresa, diminui os gastos com contas fixas do empregador, como por exemplo: água, energia, internet, equipamentos etc.

 

Diminuição de atrasos

O tempo gasto no trajeto diminui, mas não elimina a possibilidade de atrasos. Quando o colaborador trabalha em casa, não precisa lidar com o estresse do trânsito e engarrafamentos quilométricos. 

 

Flexibilidade

Antigamente o modelo de trabalho era algo muito engessado, com o trabalho híbrido o formato flexível ganhou mais espaço, permitindo que os colaboradores mudassem de ambiente e cumprindo jornadas de horários diferentes. 

 

Produtividade

As atividades realizadas em home office alternando com o escritório, podem promover o desenvolvimento maior de produtividade e criatividade nas pessoas, aumentando também a motivação do grupo. 


 

Principais desvantagens

As desvantagens do trabalho híbrido são menores, mas existem e são importantes ressaltar.

 

Dificuldades na gestão de pessoas

Gerenciar as pessoas no ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil, imagine com alternância entre casa e escritório?

A boa comunicação precisa ser clara, contento uma política bem descrita com as regras e objetivos entre empregador e empregado. Nesse atual cenário é normal os líderes e gestores discordarem sobre o home office, muitos ainda acreditam que é necessário que os colaboradores estejam abaixo dos olhos para que a supervisão seja mais assertiva. Quando a pessoa está fora da empresa, fica mais difícil de perceber o desempenho do colaborador.

 

Falta de estrutura

Quando as empresas adotaram esse novo formato de trabalho, nem todas as pessoas tinham a estrutura necessária para trabalhar em casa. Por isso é muito importante que a empresa consiga fornecer tudo que é necessário para executar as atividades em casa.

O ideal é que a empresa possa ter um acordo cordial com o colaborador sobre 3 itens: controle de jornadas, segurança e ajuda de custo. 

A forma de funcionamento do trabalho híbrido pode variar de acordo com as regras de cada empresa, algumas escolhem que seja por várias semanas em home office, já outras por intercalar uma semana na empresa outra em home office.

Ainda não existe uma lei específica para home office, entretanto, as empresas precisam manter todas as obrigações trabalhistas. É importante ressaltar essa questão, pois infelizmente muitas empresas deixam de cumprir alguns requisitos das leis trabalhistas justamente pelo funcionário estar fora das dependências.

Veja Também
Outros Posts
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211


Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Financeiro
WhatsApp Comercial
WhatsApp Suporte