Exames ocupacionais
Por Vanessa L. Batista
Supervisora de Marketing
Publicado em 10/08/2021 - 08:24

Existem alguns exames médicos que são obrigatórios para colaboradores de carteira assinada. Estes exames visam acompanhar como está a saúde do colaborador enquanto ele presta serviços para empresa, monitorando suas condições físicas e mentais.

Realizar o check-up geral anual ajuda na prevenção de doenças através das medidas de orientação, detecção de doenças precoces, com possibilidade de cura e melhora da qualidade de vida por meio de bons hábitos.

Além do mais, manter colaboradores saudáveis é prioridade para empresa, que deve sempre zelar pela saúde e bem estar acima de tudo.

 

Quais são os tipos de exames ocupacionais?

Exame admissional

Este exame comprova a aptidão do candidato à função. É um exame simples, onde o médico faz uma entrevista com o candidato, verificando inclusive seu histórico familiar sobre doenças. Deve ser emitido sempre antes da contratação, pois, caso o resultado seja inapto, o candidato não poderá assumir a função desejada.

É muito importante que o médico responsável pela realização deste exame conheça a rotina da empresa, as instalações, equipamentos e a forma como o futuro colaborador irá trabalhar. 


Exame periódico e complementar

O médico pode solicitar exames complementares se diagnosticar que precisa saber sobre condições específicas dos colaboradores. Pode ser: exames do aparelho respiratório, sistema nervoso, cabeça e pescoço, aparelho auditivo, membros superiores e inferiores. 

Quanto aos exames periódicos, são feitos no decorrer do contrato de trabalho. Normalmente são realizados uma vez por ano.


Exame de mudança de função

Este exame tem como objetivo atestar a saúde do colaborador para exercer uma função nova dentro da empresa. Deve ser realizado antes da mudança da função.


Exame de retorno ao trabalho

Se o colaborador ficar afastado da empresa por 30 dias ou mais, deve ser realizado este exame. Férias não entram no quesito, porém licença maternidade sim. Afastamentos por doenças que decorrem mais de 30 dias caracterizam a obrigatoriedade da realização deste exame. 

Exame demissional

O último dos exames obrigatórios para colaboradores com carteira assinada é o exame demissional. Este exame tem como objetivo comprovar que, durante o período no qual o colaborador esteve a serviço da empresa, não foi verificada nenhuma doença ocupacional ou modificação das condições de saúde. Ele é obrigatório em todos os desligamentos, voluntários ou não.  

Veja Também
Outros Posts
contato@worksistemas.net.br
Fone: (45) 3254-0570
Celular: (45) 9 9969-1211

Tecnologia e desenvolvimento
WhatsApp Financeiro
WhatsApp Comercial
WhatsApp Suporte