As jornadas de trabalho precisam ser gerenciadas, por vezes a quantidade de horas extras se tornam um problema para empresas de pequeno e médio porte. Essas horas geram tributos mensalmente, já que precisam constar na folha de pagamento de todos os funcionários.
O banco horas surge como uma alternativa simples e de aceitação perante os funcionários, pois com ele, essas horas extras se acumulam visando poder tirar como folga em determinados períodos.
Para entender melhor, pegamos de exemplo uma empresa que a maior parte de sua produção é no verão, quando chega o inverno, as horas acumuladas no banco de horas poderão ser tiradas como folga neste período com menor índice de produção. Desta forma possibilita a flexibilização da jornada de trabalho.
Assim como acumula horas na jornada, também desconta em casos de atraso sem justificativa. A legislação trabalhista orienta e autoriza o banco de horas perante a Lei nº 9.601 de 1998, dando a possibilidade para empregados e empregadores chegarem ao consenso na compensação das horas.
Com o Biofinger o controle é simples e o saldo do banco de horas de cada funcionário é calculado mensalmente de forma automática, seguindo as especificações do acordo coletivo ou individual de banco de horas da empresa.
Com a reforma trabalhista de 2017, lei 13.467, a qual incluiu o § 5º no art. 59, bem como o parágrafo único do art. 59-B da CLT, institui que o banco de horas possa ser implantado por qualquer empregador que queira utilizá-lo para otimizar os custos da empresa. Outra mudança que passou a ocorrer é, não ser mais necessário passar este acordo pelo sindicato da categoria, desde que respeitando alguns detalhes como por exemplo o tempo de compensação das horas.
O empregador poderá ainda se valer do banco de horas por meio de acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de 6 meses. Orientamos sempre que antes de implantá-lo, se mantenha contato com o seu escritório contábil da empresa para tirar todas as dúvidas que possam surgir.
Entre em contato com a nossa equipe de suporte e entenda melhor sobre a implantação de banco de horas em sua empresa! ;)